Início Cidades Taxa de desocupação na Bahia é a 2ª maior do pais

Taxa de desocupação na Bahia é a 2ª maior do pais

A taxa de desemprego se refere à desocupação oficial no país e é determinada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são determinados a partir de estudos feitos a cada mês com a população economicamente ativa (PEA) ou seja, é quando a pessoa não tem emprego e está procurando.

Com 17,2%, a Bahia terminou o ano de  2019 com a segunda maior taxa de desocupação do país, segundo dados de pesquisa divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (14). O estado ficou com o maior contingente (774 mil), que respondia por 16,8% do contingente nacional, ficando apenas atrás do Amapá com uma taxa 17,4%. De acordo com o levantamento, a taxa de desocupação da Bahia em 2019 foi resultado, sobretudo, de um aumento mais expressivo da procura por trabalho do que o aumento do número de pessoas trabalhando. Ainda de acordo com o IBGE, o número de desocupados é 66,9% maior que em 2014, antes da crise, quando havia 720 mil pessoas procurando trabalho na Bahia.

Considerando-se as variações estaticamente significativas em relação ao trimestre anterior, a taxa caiu em nove das 27 unidades da federação, permanecendo estável nas demais. As quedas foram registradas nos estados do Maranhão (-2,0 p.p.), Pará (-2,0 p.p.), Alagoas (-1.8 p.p.), Pernambuco (-1,8 p.p.), Rio Grande do Sul (-1,7 p.p.), Paraná (-1,7 p.p.), Mato Grosso (-1,6 p.p.), Ceará (-1,2 p.p.) e Rio de Janeiro (-0,8 p.p.).

 

Por Andréia Coutinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui